Abgailfreitas's Blog

Educação Infantil

DICAS QUE PODEM AJUDAR A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

TAREFAS DO INFANTIL

SE VOCE ESTÁ SISTEMATIZANDO EM CAIXA ALTA, USE ESSA LETRA PARA COLOCAR O NOME DAS CRIANÇAS NA TAREFA.

NUNCA ENVIE UMA TAREFA PARA CASA COM O CABEÇALHO INCOMPLETO, ISSO DÁ A IMPRESSÃO DE DESCUIDO.

NÃO USE O NOME DA TURMA COMO JARDIM I, JARDIM II, OU MATERNAL. USE A NOVA NOMENCLATURA: INFANTIL I, INFANTIL II, INFANTIL III.

ATENÇÃO PARA A  ESTÉTICA DAS TAREFAS. ELAS DEVEM SEGUIR UM PADRÃO. SE VOCE FAZ COM MARGEM, TODAS DEVEM TER MARGEM. SE FAZ NO COMPUTADOR, TODAS DEVEM SER FEITAS NO COMPUTADOR. MANDAR UMA TAREFA PARA CASA COM O CABEÇAÇHO FEITO NO COMPUTADOR E AS OUTRAS PARTES FEITAS A MÃO, AS VEZES TORTO, DESQUALIFICA O TRABALHO DO PROFESSOR.

NÃO FAÇA TAREFAS COMPLEXAS E QUE CAUSAM CANSAÇO. POR EXEMPLO: PEDIR QUE A CRIANÇA CUBRA  O PONTILHADO DE UM NÚMERO 20 VEZES OU MAIS. FAZER DESENHOS MUITO GRANDES ONDE A MÃO DA CRIANÇA VAI DOER PARA TERMINAR DE PINTAR.

ALGUMAS COISAS MARCAM A IMAGEM QUE OS PAIS TEM DA PROFESSORA E CONSEQUENTEMENTE DA ESCOLA. POR EXEMPLO:

°         A HORA DA ENTRADA –  OS PROFESSORES DEVEM RECEPCIONAR AS CRIANÇAS COM ALEGRIA.  DEIXAR OS PAIS ESPERANDO O PROFESSOR CHEGAR A ESCOLA MOSTRA FALTA DE COMPROMISSO DO PROFESSOR E OS PAIS OBSERVAM ATENTAMENTE ESSA POSTURA.

°         A ORGANIZAÇÃO NA HORA DA SAÍDA. USE O INCENTIVO DE RETORNO. NA SAÍDA, CANTE UM MÚSICA, DÊ UMA LEMBRANCINHA QUE PONTUE O ESTUDO FEITO NO DIA, CONTE UMA HISTÓRIA SONORIZADA, FAÇA UMA DOBRADURA COM AS CRIANÇAS PARA ELAS LEVAREM PARA CASA. INOVE NA SAÍDA. A DESPEDIDA MARCA MAIS QUE A CHEGADA E MOTIVA AS CRIANÇAS A VIREM PARA A ESCOLA NO OUTRO DIA.

°         A FORMA COMO VAI PARA CASA A PASTA E A LANCHEIRA DA CRIANÇA, SE ORGANIZADA OU NÃO.

°         COMO A CRIANÇA SAI DA ESCOLA. SE MUITO SUJA OU NÃO.

O VESTUÁRIO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL DEVE SER PRÁTICO. CALÇA COMPRIDA, BLUSAS NÃO MUITO APERTADAS OU CURTAS. SANDÁLIA CONFORTÁVEL QUE POSSIBILITE MOVIMENTOS RÁPIDOS.

NÃO DEIXAR PARA PLANEJAR A AULA NA SALA. CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO MUITO ATIVAS, SE ELAS FICAM OCIOSAS UM MINUTO FAZ COM QUE ELAS SE DISPERSEM E PERCAM O FOCO DO ESTUDO. PARA RETOMAR AS ATIVIDADES É MUITO MAIS DIFÍCIL DO QUE MANTE-LAS EM UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES.

USE NA EDUCAÇÃO INFANTIL MOMENTOS SEPARADOS. INFORME A CRIANÇA A IMPORTÂNCIA DE CADA MOMENTO. POR EXEMPLO: MOMENTO DA RODINHA, MOMENTO DA LEITURA, MOMENTO DA ATIVIDADE ESCRITA, MOMENTO DA BRINCADEIRA, DAS ATIVIDADES COM JOGOS, DOS CANTINHOS, ETC..E FAÇA COM QUE ELAS APROVEITEM BEM CADA MOMENTO.

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE O TEMPO DE ATENÇÃO CONCENTRADA DA CRIANÇA NÃO É MUITO GRANDE, POR ISSO, AS HISTÓRIAS NÃO PODEM SER MUITO LONGAS, OS MOMENTOS NÃO PODEM SER MUITO DEMORADOS, PARA NÃO CAUSAR ENFADO E DESMOTIVAÇÃO.

ALTERNE A ROTINA. ATIVIDADES DE CONCENTRAÇAO E LOGO EM SEGUIDA ATIVIDADES DE RECREAÇÃO DA MENTE.

A ROTINA DEVE SEGUIR A LÓGICA. OS COMPONENTES DA ROTINA DEVEM VARIAR.

QUANDO CONTAR HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS, NÃO USE PALAVRAS MUITO REBUSCADAS. ELAS NÃO ENTENDERÃO E FACILMENTE PERDERÃO O INTERESSE, ALÉM DISSO, O OBJETIVO DO PROFESSOR NÃO SERÁ ALCANÇADO.

O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL DEVE MANTER SUA GAVETA E ARMÁRIO MUITO BEM ORGANIZADOS. DEIXAR ACUMULAR TAREFAS SEM CORRIGIR SÓ O  ESTRESSA.

NUNCA COMA DO LANCHE DA CRIANÇA, A MENOS QUE ESTA LHE OFEREÇA. A PORÇÃO QUE É ENVIADA NA LANCHEIRA É SÓ PARA A CRIANÇA.

NUNCA TOQUE EM UMA CRIANÇA QUANDO ESTIVER FALANDO SÉRIO COM ELA. A CRIANÇA PODE ASSOCIAR A FALA DURA COM O TOQUE E DIZER PARA O PAI OU MÃE QUE A PROFESSORA APERTOU SEU BRAÇO.

NÃO FALE PARA OS PAIS SÓ AS PERALTICES OU MAU COMPORTAMENTO DOS FILHOS DELES. PRIMEIRO ELOGIE, BUSQUE ALGO DE BOM QUE A CRIANÇA FAZ, DEPOIS COM MUITO JEITO, FALE DE ALGUMA  PERALTICE, SE HOUVER REALMENTE NECESSIDADE E SE VOCE VER QUE CONTAR PARA OS PAIS VAI AJUDAR A CRIANÇA A MELHORAR. CASO CONTRÁRIO, É MELHOR NÃO FALAR. OS PAIS DETESTAM OUVIR OS PROFESSORES FALANDO DAS FALHAS DOS FILHOS. ACABAM POR DEFENDEREM OS FILHOS E CONDENAREM OS PROFESSORES. ELES DEFENDEM O QUE É DELES. ALGUNS PROFESSORES APROVEITAM A HORA DA SAÍDA PARA DESCARREGAREM NOS PAIS O MAU COMPORTAMENTO DOS FILHOS. A CRIANÇA ESCUTA, OUTROS PAIS ESCUTAM E É CONSTRANGEDOR PARA OS DOIS.

SE VOCE TEM UM ELOGIO A FAZER FAÇA-O NA FRENTE DA CRIANÇA, MAS SE TEM ALGO A OBSERVAR SOBRE O MAU COMPORTAMENTO DA CRIANÇA, NÃO O FAÇA NA FRENTE DELA. TUDO QUE ELA OUVE FICA IMPREGNADO A SUA PERSONALIDADE NA ESCOLA.

Abgail Freitas

Coordenadora Pedagógica

Anúncios

2 Comentários »

  1. GOSTEI MUITO DAS CONSIDERAÇÕES

    Comentário por jocelita — maio 16, 2011 @ 1:39 am | Responder

  2. Essas dicas são muito útil em nossa prática do dia a dia…

    Comentário por Maria da Paz — maio 22, 2011 @ 3:19 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: